terça-feira, 29 de maio de 2012

Tendências de Alimentação



Se, no passado, esses movimentos levavam anos ou mesmo décadas para que pudessem atingir as preferências do consumidor, atualmente se percebe que existem 5 fatores substanciais que induzem um indivíduo a adquirir novos hábitos de consumo:
1) Sensorialidade e Prazer;
2) Saudabilidade e Bem-estar;
3) Conveniência e Praticidade;
4) Confiabilidade e Qualidade;
5) Sustentabilidade e Ética.

O que mais é tendência de consumo alimentar?
Como desenvolver produtos saudáveis que tenham mercado? 




O que são produtos diet? Muitas pessoas acreditam que um produto diet é aquele que não contém calorias, mas isso não é verdadeiro. Na realidade, produtos diet são aqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original.

Desta forma, um alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente. Por isso, o fato de um alimento ser diet não significa necessariamente que tenha menos calorias. Um caso clássico é o do alguns chocolates diet que, apesar de serem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.

Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.



(des)INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

               Todo alimento produzido, comercializado e embalado na ausência do cliente deve conter rótulo nutricional. Estes rótulos nutricionais devem fornecer algumas informações, tais como: valor energético (calorias), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras, cálcio, ferro e sódio.
          Um dos grandes problemas que se observa com relação à saúde é que, em muitos casos, as pessoas quando analisam as informações nutricionais contidas nos rótulos, optam por comprar alimentos menos calóricos, sem levar em consideração a quantidade das demais substâncias químicas que compõem o tal. O sódio, por exemplo, em grandes quantidades, é responsável pela hipertensão.

Saiba mais sobre os efeitos do sódio no organismo em: http://cyberdiet.terra.com.br/sodio-consuma-na-medida-certa-2-1-1-438.html
EMBALAGEM & TECNOLOGIA

              Embalagens tem como função: acondicionamento, proteção, conservação, distribuição, identificação, comunicação, etc... No entanto, uma embalagem deve atender às necessidades do consumidor, às exigências do órgão ambiental e ainda funcionar como instrumento de marketing.  
              Observa-se ao longo dos anos que as embalagens tradicionais vem sendo substituídas, gradualmente, por aquelas de materiais recicláveis e/ou biodegradáveis de modo que não percam as suas propriedades conservantes.
               Com o aumento das exigências de todas as partes, o desenvolvimento de novas embalagens propicia melhor qualidade de vida, tanto para a saúde individual quanto para a saúde do meio ambiente.

FÁRMACOS: Inovações Químicas para a Saúde

               Em um contexto no qual o mundo procura por soluções inovadoras para diversas questões da saúde, o Brasil tem uma oportunidade única de impulsionar a iniciativa da produção de fármacos, dado seu forte compromisso com a excelência em química, que transforma os novos conhecimentos da biologia em produtos muito necessários.
               Moléculas pequenas e inovadoras serão essenciais para delinear a relevância de caminhos biológicos complexos até a doença humana, já que a validação apropriada dos alvos trará um benefício muito grande ao levar as pesquisas laboratoriais até o sucesso clínico.
             Num futuro próximo, as moléculas sintéticas fornecerão remédios orais, financeiramente viáveis, que serão a base dos sistemas de saúde.

A QUÍMICA E A SAÚDE...


* O que a química e a saúde têm em comum?

* Como a química pode trabalhar em prol da saúde?

* A química dos alimentos se relaciona à saúde?

* E a química dos medicamentos?

* O desenvolvimento de novas embalagens é química e é saúde?

* Quais as tendências da química para a saúde?

* Como o Engenheiro Químico pode revolucionar a área de saúde?


QUAIS IDÉIAS AINDA NÃO FORAM PENSADAS???
ASPIRINA: REMÉDIO PARA DOR DE CABEÇA, CORAÇÃO E CÂNCER?!

Enquanto falamos de substâncias cancerígenas em alimentos e bebidas do cotidiano, nos deparamos com outras especulações a respeito do câncer. Mas agora, artifícios que previnem o câncer! Pois é, a aspirina tem eficácia comprovada por estudos no tratamento de doenças cardiovasculares e redução considerável do risco de óbito por câncer.


SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS NOS ALIMENTOS E BEBIDAS

 

Diversos estudos demostram que uma série de compostos químicos utilizados na fabricação de alimentos e bebidas são cancerígenos. Até que ponto a utilização destes elementos deve ser permitida? Mesmo em pequenas quantidades, é viável a aplicação de potenciais carcinógicos na produção de gêneros alimetícios? Qual o dever do Estado perante um suposto risco potencial?

 

Um exemplo é o 4-metil-imidazol, utilizado na obtenção do corante caramelo, comum em refrigerantes de Cola.



Saiba mais sobre o composto carginogênico do refrigerante em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/substancia-comum-em-refrigerantes-seria-cancerigena-diz-pesquisa.html

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Colágeno

Colágeno é a maior classe de proteína fundamental insolúvel, presente no tecido conjuntivo. Ele é sintetizado pelo próprio organismo, no entanto, com o envelhecimento, esta taxa de produção se reduz, sendo necessária a sua reposição.

Pode desempenhar diversas funções no corpo humano, como:
  • Combate a flacidez, rugas e fragilidade óssea;
  • Enrijece os tecidos da pele;
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos;
  • Previne o surgimento das estrias e celulite;
  • Fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos;
  • Auxilia como coadjuvantes em dietas de emagrecimento.

Saiba mais em: http://belezaesaude.dae.com.br/colageno/
http://cyberdiet.terra.com.br/colageno-2-1-1-58.html
PIPOCA = SAÚDE

A pipoca tem mais antioxidantes que frutas e vegetais. A descoberta é de pesquisadores da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Os dados foram divulgados pelo jornal Daily Mail.
Os antioxidantes, conhecidos como polifenóis, conferem muitos benefícios à saúde, pois ajudam a lutar contra moléculas nocivas que danificam as células. A pipoca apresenta um nível elevado e concentrado deles, porque contém apenas 4% de água, enquanto estão mais diluídos em frutas e vegetais, que contam com até 90% de água.
Concluiu-se que uma porção de pipoca tem até 300 mg de antioxidantes, quase o dobro dos 160 mg das frutas.
Não se pode deixar de lado frutas e vegetais, porque a pipoca não contém suas vitaminas e nutrientes vitais. Quem quiser lançar mão da delícia que virou mania nos cinemas deve preferir a feita na panela, porque a versão preparada no micro-ondas é mais calórica.
LATAS AMASSADAS
Elas prejudicam a qualidade dos produtos em seu interior???
A Central Planos de Saúde publicou em sua página na internet uma matéria desmitificando as latas amassadas, buscando mudar o pensamento cultural, o que pode ajudar a evitar o desperdício de milhares de latas que são recusadas pelo consumidor.
O que muita gente não sabe é que essa película, com a evolução da tecnologia na produção de embalagens de aço, deixou de ser rígida e passou a ser flexível:

·         Há décadas as latas eram revestidas com uma espécie de película rígida de verniz que não permitia o contato do alimento com o aço. Ao sofrer algum choque, esta película, por ser rígida, se rompia permitindo o contato do alimento direto com o ferro da embalagem, causando alteração na aparência e no gosto do produto.

·         Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) esclarece que, atualmente as latas de aço possuem uma película interna elástica que não se rompe e se molda à embalagem sem prejudicar a qualidade dos alimentos.
Quais são os mitos e verdades da lata de aço?

 
Acesse a matéria completa em:
http://www.centralplanosdesaude.com.br/desmitificando-as-latas-amassadas/
É BOMBA!
Você já deve ter ouvido falar da oxandrolona, que virou febre nas academias.
Então guarde as informações mais importantes: a substância é anabolizante e tem mil efeitos colaterais nocivos...

Não se trata de um suplemento, e sim de um medicamento classificado como esteroide anabólico utilizado no tratamento de grandes queimados e em algumas síndromes com deficiência hormonal.
As mulheres têm sido atraídas pelos comprimidos por dois motivos:
- Proporciona o crescimento muscular, por ser uma substância derivada da testosterona;
- Causa menos efeitos colaterais do que outros anabolizantes, masculinizando menos.
Não se deixe enganar!!!! Usar é, sim, um perigo, ainda que por pouco tempo...
Os efeitos masculinizantes, ao contrário do que se pensa, aparecem: voz grossa, queda de cabelo ou aumento excessivo de pelos no corpo e alteração na textura da pele. O consumo pode levar ainda a transtornos psicológicos, aumento da agressividade e doenças sérias.
Lembre-se que todo e qualquer medicamento só deve ser usado para as doenças de que se trata, e nunca com finalidades estéticas – sempre que isso é feito, as chances de prejudicar o organismo são muito altas.

Saiba mais em :
http://www.oxandrolona.com.br/

A Dona da Salada
Quem foi que disse que a alface é uma verdura sem graça?


 A alface é uma verdura rica em vitaminas:
·         A – fundamentais para a visão;
·         C - combate aos radicais livres;
·         E - proteção contra doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer;
·         K – cicatrização.
Além de fornecer minerais com:
·         Zinco - contribuem para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura;
·         Potássio - o equilíbrio eletrolítico (quantidade de sódio, potássio e cálcio), que garante o bom funcionamento muscular;
·         Magnésio - formação das células do sangue;
·         Ferro - prevenção de anemia

É rica em fibras - que contribuem ainda para um intestino saudável, e isso permite a maior absorção de nutrientes fundamentais para a saúde da pele. Outro ponto forte é a boa quantidade de água em sua composição. Além de possuir pouquíssimas calorias.


 


Acesse a matéria completa em: 
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/conheca-beneficios-alface-sua-dieta-678180.shtml

GARRAFA PLÁSTICA CONTAMINANTE


A garrafa de água plástica não deve ser reutilizada, pois contamina a água com agentes tóxicos presentes na composição do plástico. Estas toxinas estão relacionadas a diversos tipos de câncer.

A substância tóxica que o plástico libera se chama BISFENOL A. Este composto é liberado quando a garrafa é exposta ao calor. O fato também pode ocorre em mamadeiras.


    
Saiba mais em: http://www.brasilescola.com/saude/bisfenol-perigo-presente-mamadeiras.htm
A QUÍMICA DO HUMOR

• O humor é definifo pelos sentimentos vividos tanto física (Ex.: bem/mal estar, vigor, cansaço) como emocionalmente (Ex.: bom/mau humor, alegria, tristeza), que podem ser agradáveis ou não;
• A serotonina ou 5-hidroxitriptamina (5-HT) é um neurotransmissor existente naturalmente, em especial no nosso cérebro, encarregado por conduzir os impulsos nervosos;
• Os baixos níveis de serotonina emplicam em:
- maiores índices de medo, depressão e sono;
- comportamentos agressivos, compulsivos e obssessivos;
- maior sensibilidade à dor;
- redução da saciedade;
- déficit de atenção, etc.
• O triptofano é o aminoácido sintetizado para criar a serotonina através de sucessivas hidroxilações no anel aromático e descarboxilações.
• Existem diversos alimentos que possuem em sua composição o triptofano: chocolate, vinho, leite e seus derivados, carnes, peixes, banana, abacate, legumes, feijão, soja, mel, nozes, castanha, amendoim, entre muitos outros...


Reação de conversão do TRIPTOFANO em SEROTONINA.
Para melhorar o humor, vale aumentar a dose de alimentos ricos em triptofano!!!
A Cafeína

Conhecida por fornecer uma dose extra de energia, pode ser utilizada como estimulante cardíaco ou diurético;
A cafeína aumenta os níveis de dopamina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e redução à dor) no organismo; 
Existe uma molécula no cérebro chamada adenosina. A adenosina, quando se liga a seus receptores, causa sonolência pois diminui a atividade das células nervosas. Assim, a cafeína se liga aos receptores da adenosina, sem diminuir a atividade cerebral,  portanto, diminui o sono;
A cafeína causa depensência química pois age estimulando o cérebro com o mesmo mecanismo que a heroína e a cocaína, obviamente, de forma mais leve.

Um cafézinho é até bem-vindo, mas com moderação!!!

Saiba mais sobre os efeitos da cafeína em: http://www.todabiologia.com/saude/cafeina.htm